O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Questes

- Como posso impedir o meu gato de comer as minhas plantas ?

Os gatos ingerem plantas de modo instintivo e natural. As plantas fornecem fibras para ajudar a digestão e para, se necessário, facilitar o vómito, ou apenas algo com que se entreter, mordiscando.
Como alterar esta situação?
Sabendo que é natural eles comerem plantas vamos dar-lhes alternativas, isto é, dar-lhes a possibilidade de comer plantas que podemos criar com esse propósito e, ao mesmo tempo impedindo-os de comer as outras molhando-as com algo que provoque um gosto amargo.
Também pode dar-lhes brinquedos para se distraírem, como: bolas de brincar, postes para afiar as unhas, ratos de plástico, entre outros.


- Será que um nariz frio e húmido é sinónimo de um animal saudável?
Um nariz húmido e fresco, no cão ou no gato, pode ser um indicador de um animal saudável, mas não é uma certeza, pois há situações em que o animal está doente e tem o nariz húmido e fresco. Isto significa que não existe um indicador que, por si só, seja 100% seguro, o que leva a que seja sempre necessário uma pesquisa de outras sintomatologias e para isso é necessário um exame pelo seu médico veterinário.


- O meu cão cheira muito mal, que faço, devo dar-lhe banho mais frequentemente?
O facto de um cão ter um cheiro muito forte pode resultar de um mau maneio, alimentação errada ou doença. Um animal com seborreia produz um cheiro anormalmente forte, que pode também surgir das orelhas. Apenas um exame médico completo pode detectar a causa e facilitar a escolha do melhor tratamento. Dar-lhe banhos com maior frequência apenas leva a complicações e não resolve o problema, que uma vez solucionado lhe permite apreciar melhor a companhia do seu animal.


- Os tratamentos veterinários são muito caros?
Se comparar os custo com o seu animal com os seus custos médicos verá que os custos médicos do seu animal são muito mais económicos, pois o seu médico veterinário, para alem de médico de clínica geral também é cirurgião, radiologista, dentista, neurologista, oftalmologista, farmaceutico,etc, alem de que os medicamentos e as análises não são comparticipados pelo estado. Já imaginou qual o custo de ter um Raio X, um ECG, um bloco operatório, análises clínicas, entre outros? Será que prefere um custo inferior sacrificando a certeza de ter um correcto diagnóstico e um tratamento adequado para o seu animal?


- Porque é que o meu animal precisa de ser desparasitado?
Os parasitas podem ser internos (endoparasitas) ou externos (ectoparasitas). Os ovos dos parasitas internos encontram-se no solo e nele podem permanecer viáveis vários anos. Os animais contaminam-se, de um modo geral, quando em contacto com a terra. Depois de “contaminar” o seu animal os parasitas vão alojar-se, normalmente, no aparelho digestivo onde se alimentam, de sangue ou de alimentos ingeridos, e ai produzem ovos que voltam a contaminar o solo através das fezes do seu animal. Os animais assim parasitados perdem peso e podem ter diarreia. Apenas um protocolo antiparasitário estabelecido pelo seu médico veterinário lhe permitirá ter um animal saudável e feliz.